II Seminário LMN_CP Forms.jpg

Para as mulheres, então, a poesia não é um luxo. É uma necessidade vital da nossa existência. Ela cria a qualidade da luz sob a qual baseamos nossas esperanças e nossos sonhos de sobrevivência e mudança, primeiro como linguagem, depois como ideia, e então como ação mais tangível. É da poesia que nos valemos para nomear o que ainda não tem nome, e que só então pode ser pensado. Os horizontes mais longínquos das nossas esperanças e dos nossos medos são pavimentados pelos nossos poemas, esculpidos nas rochas que são nossas experiências diárias.

Audre Lorde

Fundo.jpg

II Seminário Lendo Mulheres Negras

Entre em conjurações, confabulações, em sintonia e profunda conexão com Audre Lorde - a intelectual negra que há muito nos oferta aprendizagens múltiplas e em abundância, coadunamos com as afirmativas de que: “a poesia não é luxo” assim como a de que: “a poesia faz alguma coisa acontecer”.

E não por coincidência em agosto, mês da visibilidade lésbica, assinatura sempre presente na obra poética e ensaística da autora é que realizaremos nosso segundo seminário. Procurando manter a aposta no fértil desenho anterior voltaremos com a oferta das oficinas e dos grupos de trabalhos, bem como intervenções artísticas e ocupações.

Se inicialmente acessávamos as traduções feitas generosa e fartamente por Tati Nascimento, hoje, algumas obras vêm sendo publicadas por aqui, o que amplia, significativamente, o público leitor desse legado poético e ensaístico incrível feito por essa mulher negra lésbica, mãe.

Diante de todo exposto O Lendo Mulheres Negras anuncia a segunda edição do Seminário Pesquisa e Escrita – configurando-se com um tributo a Audre Lorde, essa mais velha que há tanto nos aponta e sinaliza caminhos, sempre os mais diversos na busca por emancipação. As coordenadas, pontos de partida e chegada, deriva e bifurcações se originam e se inspiram no rico e complexo legado produzido por ela – a unicórnia preta.

Programação

Mesas Temáticas

Dentro da nossa programação teremos  mesas temáticas com convidadas especiais para discutir sobre as suas práticas coordenada com a escrita e poesia de Audre Lorde, sendo transmitida pelo canal do YouTube e página do Facebook do LMN.

GTs LMN

Os Grupos Temáticos LMN são destinados à apresentação e discussão de pesquisas concluídas ou em estágio avançado de desenvolvimento e, também, memórias e histórias de leituras literárias. 

Oficinas LMN

Com o intuito de ampliar a divulgação dos saberes de mulheres pretas, iremos oferecer algumas oficinas em parceria com artistas, intelectuais, pesquisadoras e juntas estabelecer caminhos e pontes.

Intervenção Artística

Chamada destinada a selecionar propostas de atividades artísticas e culturais a serem exibida na  programação do II Seminário LMN "A poesia faz alguma coisa acontecer": Um tributo a Audre Lorde.

Saiba mais

OcupAÇÃO LMN

OcupAÇÃO CineQuebradas chega por aqui para somar! Ampliando ainda mais nossos caminhos nas artes, Julia Morais e Fabíola Silva, fizeram uma seleção massa, que vocês vão poder conferir a partir do dia 29 de agosto no nosso canal do YouTube! ⠀

Saiba mais