CP YT.jpg

No Recôncavo da Bahia, território cultural, onde samba e fé caminham de mãos dadas, nasce a pequena Nicinha, uma menina que sorri com os olhos e que samba miudinho.
Nicinha cresceu muito espevitada, como achava sua mãe Dona Maria, que ria escondida das artes da filha e incentivava que ela fosse mais comportada como sua irmã Dalva, um ano mais velha. As meninas pareciam gêmeas nascidas de barrigas diferentes, ambas gorduchinhas e o cabelo crespo volumoso. 
Dona Maria herdou da mãe o costume de rezar a trezena de Santo Antônio. A menina Nicinha, incomodada com o fato de a reza de sua casa não terminava com samba, o que era comum na vizinhança, resolveu então, organizar uma surpresa pra sua mãe e chamou Dalva para ajudar.

Adesivo MN Nicinha.png
Papel de Embrulho MN.jpg
WhatsApp Image 2021-03-15 at 11.36.16.jp

Evelyn Sacramento

Escritora

Natural de Santo Amaro, Bahia. Mestre em Estudos Étnicos e Africanos (UFBA), bacharel em Cinema e Audiovisual (UFRB), e co-fundadora do Lendo Mulheres Negras, sempre teve a vida e carreira orientada pelas questões raciais e de identidade. Em Menina Nicinha, dá seus primeiros passos como escritora, debruçando-se com um olhar intimo e  afetivo, sob o Bairro dos Humildes, lugar onde passou parte de sua infância, no Recôncavo da Bahia.

image0.jpeg

Bárbara Quintino

Ilustradora 

Olá, me chamo  Bárbara Quintino, sou mineira, ilustradora e amante de um bom pão de queijo. Eu me encantei com  o universo das cores e das texturas desde bem pequena junto com meu padrasto - era lápiz de cor, papel e giz de cera espalhados pela casa inteira, minha mãe que o diga. Quando grande, acabei me aventurando por diversos caminhos, mas foi  fazendo faculdade de Arquitetura e Urbanismo que  refiz as pazes com os desenhos. Esse livro me é muito especial porque a história de Nicinha em alguma medida se entrelaça com a minha, assim como a de diversas crianças pretas, em contexto, em sonhos e música. São camadas de cores, sentimentos e texturas fortes que vibram no meu corpo e que puderam ser expandidas - por meio da alegria  de poder expressar com muito afeto as ilustrações desse livro.

Materiais Complementares

Baixe agora

Pôster para pintar

Pôster de pintar MN Dalvinha e Nicinha.p
Adesivo MN Crianças.png

Material Pedagógico

Livro MN_Fundo NAsc.png

Adquira

o livro Menina Nicinha

O livro Menina Nicinha foi contemplado no Prêmio das Artes Jorge Portugal, e tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.