O projeto Lendo Mulheres Negras nasceu em 2016, como uma pergunta simples a ser respondida: “Quantas autoras negras vocês já leu?”. Desde então, a nascente de ideias nunca mais deixou de fluir. Adriele Regine e Evelyn Sacramento são as fundadoras do projeto e dedicam seu tempo e esforços para conhecer, estudar e incentivar o trabalho de mulheres negras em diversas áreas, dentro e fora da literatura. O verbo “LER” foi ampliado e hoje o LMN fala sobre muitos aspectos da criação e arte produzida pelo seu público alvo e também objetivo de pesquisa.
Foi a partir dessa reflexão que surgiu a iniciativa de encontros literários para ler e discutir obras de autoras negras. De modo geral as mulheres, sobretudo as mulheres negras, foram excluídas de vários espaços sociais, políticos, culturais, e na literatura não foi diferente. O machismo e racismo silenciam as vozes de mulheres negras no campo literário. Em contrapartida a esse esquecimento e invisibilidade de autoras negras, os nossos encontros nasceram com o propósito de resgatar e conhecer a vasta produção dessas mulheres.
Ao longo desses anos, desenvolvemos várias formas de contar a nossa história, e chegamos ao ano de 2021 realizando feitos importantes! Muitas dessas conquistas foram registradas no nosso @, mas sabemos que tão essencial quanto a visibilidade das redes sociais é o ato de plantar sementes de confiança na vida de tantas mulheres. Já fizemos duas edições do Lendo Vocês, que é um projeto onde divulgamos a produção literária das escritoras que nos seguem e compartilham sua arte com a gente. Fazemos resenhas de livros e filmes que indicamos com criação, atuação, produção e direção de mulheres negras. Abrimos as janelas virtuais da nossa casa para a ocupação de profissionais de diversas áreas, como tatuadoras, ilustradoras, curandeiras, costureiras, dançarinas, atrizes, cantoras, porque queremos estar cercadas da energia feminina que movimenta todos os dias as estruturas do mundo.
Na nossa trajetória, temos orgulho de dizer que o currículo do LMN está cada vez mais recheado! Realizamos diversas oficinas de criação, a mostra “Isso é Arte de Mulher Negra”, gravamos o podcast disponível no Spotify “E não sou uma mulher?”, em 2020 encaramos a empreitada virtual para o “I Seminário Lendo Mulheres Negras”, entrevistamos personalidades de diversas áreas no “LMN Convida” e seguimos nos desafiando todos os dias!
Caminhamos na tentativa de visibilizar e propor que mais pessoas se aproximem desta literatura de mulheres negras. Quando entendemos a dimensão e importância dessa leitura, pensamos em como poderíamos ampliar toda essa “escrevivência” (como diria Conceição Evaristo) e poder multiplicar, não só a leitura dos livros, como também esse conhecimento e apresentar autoras. Assim, atualmente temos a página do Instagram, o canal do Youtube, e agora também o site do LMN como mais um lugar para nossas trocas.
Quem constrói o LMN
Adriele
Regine
Co-Fundadora
Evelyn Sacramento
Co-Fundadora
Ana Paula Menezes
Gestão Estratégica
Ana
Do Carmo
Gestão Audiovisual
Luagana
Olaiá
Comunicação
Hildalia Fernades
Curadoria
Hugo
Mansur
Curadoria
Patrícia
Santo
Ass. de Produção
Ações LMN
Encontros LMN
Desde 2016, nós:
já promovemos + 50 encontros;
já indicamos + 200 livros de autoria negra;
já resenhamos + 70 livros;
já impactamos + de 5000 pessoas.
#LENDOVOCÊS
Isso é Arte de Mulher Negra!
Como forma de ampliar o significado do verbo LER, estamos dando início a uma nova ação, “Isso é arte de mulher negra!” (IAMN!), que tem como objetivo visibilizar o trabalho de artistas, ativistas, comunicadoras, influenciadores negras em diversas áreas, seja nas artes plásticas, performance, moda, audiovisual, musica, literatura, etc.
I Seminário LMN: Escrita e Pensamentos de Mulheres Negras
O I Seminário Lendo Mulheres Negras foi realizado online entre os dias 24 à 26 de Julho de 2020. Contamos com mesas temáticas, masterclass, intervenções artísticas e Grupos Temáticos com submissão de resumos estendidos.
Acreditando que todas as narrativas devem ser contadas, porque, em algum lugar, alguém precisa ouvi-las! O #lendovocês é por vocês e por nós!!! É a prova de que movimentamos as estruturas e juntas compartilhamos a travessia!