top of page

Estou me permitindo sonhar os mais altos sonhos


Foto: Hannah Bickmore

“Os nossos sonhos merecem a nossa disciplina”, essa frase da autora Wandy Luz, reflete muito a percepção que tenho tido sobre a vida nos últimos tempos. Meus sonhos e todos os objetivos que desejo alcançar partem de estratégias traçadas e disciplina para fazê-los acontecer.


A autopercepção da minha própria vida me faz sentir orgulho de todas as escolhas que fiz que me permitiram chegar até aqui, sinto orgulho dos acertos e olhos para os fracassos com maior sabedoria, porque foram através deles que pude perceber até onde precisava ir e ajustar as rotas quando necessário.


E essa conversa não é sobre meritocracia, não é aquela conversa romântica sobre quanto maior o esforço, maiores são as conquistas, não é sobre isso. Acredito que já sabemos que não é assim que funciona. Eu sou uma mulher negra, e como tal, sou invisível, e não importa o quanto me esforce, o quanto passe por cima de mim buscando uma adequação, se não houver oportunidades continuo sendo invisível.


Lembro da frase de Viola Davis que diz: “A única coisa que separa as mulheres negras de qualquer outra pessoa é oportunidade", quando a oportunidade chegar (e elas estão chegando) eu preciso estar preparada.


Na verdade acredito que seja o contrário da meritocracia, enquanto mulheres negras, não nos foi permitido sonhar, nossos desejos foram e são esmagados pelas adversidades. Sonhar é nossa forma de não sucumbir!


Tudo isso para dizer que: “ESTOU ME PERMITINDO SONHAR OS MAIS ALTOS SONHOS”, porque hoje consigo nomear o que quero, sou clara com meus desejos, e esse é o primeiro passo para que consiga criar as estratégias necessárias para concretizar os objetivos. E entendo que embora os meus pensamentos estejam altos, estou pisando em terra firme. Às vezes tropeçando, às vezes dançando, mas sempre caminhando.


E lembrando (para vocês e para mim mesma) que não há momento certo das coisas acontecerem, nem fórmula certa para acontecer do jeitinho que imaginamos, enquanto isso vamos aproveitando o percurso.



コメント


bottom of page