GT 01: “SOU SUA IRMÔ: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DE LEITURAS LITERÁRIAS DE MULHERES NEGRAS

Coordenação: Cristian Sales e Hildalia Fernandes

Este Grupo de trabalho apresenta-se como um espaço para conhecer e compartilhar memórias e histórias de leituras literárias de autoria de mulheres negras espalhadas e (re)unidas pelas águas atlânticas das Améfricas. Nesse sentido, elegemos como coordenada a provocação feita pelo Projeto Lendo Mulheres Negras que há cinco anos indaga: “Quantas autoras negras você já leu?”.


À vista disso, o Grupo visa acolher memoriais de leituras para tornar audíveis vozes e textos de escritoras negras diaspóricas: i) mapear o acervo que tem sido acessado pelas sistah (KILOMBA, 2019) e ii) compartilhar memórias de leitura do legado produzido por nossas ègbón (irmãs mais velhas). Para tanto, nesse Grupo de Trabalho, solicitamos das inscritas a submissão de textos com teor memorialístico próximo ao gênero memorial, no intuito, também, de procurar alargar as possibilidades de produção textual para além dos gêneros acadêmicos, exercitando formas outras mais próximas das nossas escrevivências (EVARISTO, 2006), na crença de que a experiência vivida se configura como critério de significação. (COLLINS, 2019).


Entendemos, portanto, que as memórias e histórias de leituras literárias podem propagar “os sentimentos, as dores, as alegrias, os gritos e os sussurros de uma multidão”, cujas falas podem ser enunciadas de diferentes lugares. (EVARISTO, 2017).